Avançar para o conteúdo principal

[Portugal] Dicionário Português (PT/BR) - Português (PT/PT) + Expressões portuguesas

Oi oi gente, tudo bem com vocês? Comigo está tudo ótimo!! O post de hoje é mais dedicado às pessoas do Brasil, para que elas consigam compreender algumas palavras portuguesas que são diferentes no português do Brasil, porém têm o mesmo significado. Além disso também vão haver algumas expressões muito utilizadas em Portugal. Mas chega de conversas, eu sei que tu estás curioso, então, bora pro post!!

Dicionário:
  • Legal (PT/BR) = Fixe (PT/PT)
  • Gato (lindo) (PT/BR) = Giro (lindo; bonito) (PT/PT)
  • Cochilo (PT/BR) = Sesta (PT/PT)
  • Rolê (PT/BR) = Volta (Caminhada) (PT/PT)
Estas foram as únicas palavras de que me lembrei, mas se tiverem alguma dúvida ou uma palavra que não saibam, digam nos comentários.

Expressões:
Pá - pá é o que se chama a um amigo, por exemplo "Oh pá, traz me aí umas pipocas" (até no exemplo tem de ter comida, impressionante!!) Normalmente quando esta expressão é usada serve para chamar alguém.

Dar uma curva - Dar uma curva é a mesma coisa que dizer "Vamos dar uma volta/rolê). Eu uso-a muito quando estou na escola com as minhas amigas!! Mas se não estiveres a falar com uma amiga (se estiveres a falar com a falsiane), dar uma curva significa "Vai dar uma volta", ou seja, deixa-me em paz, vai-te embora!!

Memória de elefante - É a mesma coisa que dizer que uma pessoa tem uma memória bastante boa!! Esta expressão foi inventada pelo facto dos elefantes terem uma boa memória.

Lágrimas de crocodilo - Um choro fingido, propositado e sem intenção.

Comer muito queijo - Ser uma pessoa bastante esquecida.

Ficar a ver navios - Ser enganado, veres as tuas expectativas não serem concretizadas, ficar desiludido ou ficar à espera e nada acontecer.


Então foi isto por hoje pessoal, se gostaram comentem e sigam o blog!! Espero-vos ansiosamente!!
Beijos!! Até ao próximo post!! <3

Comentários

  1. Oi~

    É difícil perceber as diferenças que há entre as línguas? É porque, sendo portuguesa, estou habituada a português de Portugal e, honestamente, brasileiro (ou português do Brasil) nunca me confundiu.
    De qualquer das maneiras~
    Falaste aí de algumas expressões que uso bastante (como seria de esperar), como "giro", "fixe" e "pá".
    No entanto, "dar uma curva" não é utilizado nesse sentido, muito pelo contrário! Essa expressão é usada no sentido negativo, quando alguém te está a aborrecer e queres mandar essa pessoa embora. É basicamente um insulto, mas sem teres de usar uma asneira :P
    E "memória de elefante" é sim usada para dizer que as pessoas têm uma memória boa, já que os elefantes a têm, mas essa expressão já existia muito antes do Memofante. Aliás, é de senso comum que elefantes têm boa memória, é daí que advém a expressão!

    Chuu~
    http://polyrhythmblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou editar o post para acrescentar isso. Quando eu pensei em dar uma curva, eu pensei em quando eu a uso com as minhas amigas, nem me tinha brado dos outros significados, obrigada.
      Quando à memória de elefante, eu não sabia se existia antes ou dps do Memofante, mas obrigada por me dizeres tbm.
      Beijos!! 💖💖

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

[Blogagem Coletiva] 01.Astromim - Desapego

Hey hey Summers, tudo bem com vocês? Comigo está tudo ótimo!! O post de hoje é para o novíssimo projeto da Yuu, o Astromim!! Estou muito feliz por estar a participar da primeira atividade deste projeto maravilhoso. Achei bastante interessante a primeira tarefa, mas aí eu fiquei a pensar, o que será que eu quero jogar fora? Bem, é um pouco difícil de escolher, não é Summers? Mas eu sei que tenho de escolher algumas coisas, tenho de tirar as coisas que estão a baralhar a minha cabeça, quanto mais rápido desapegar, mais rápido vou embarcar nesta incrível viagem às galáxias interiores com todas as minhas colegas!! Estás curioso? Eu sei que estás, então vamos para o post!!

[Blogagem Coletiva] Uma carta para o meu EU passado

Hey hey Summers, tudo bem com vocês? Comigo está tudo ótimo!! Hoje eu vim aqui escrever uma pequena carta para o meu EU do passado. Lembrando que esta é uma blogagem coletiva do projeto Neko High! Estás curioso? Eu sei que estás, então vamos para o post!

[TAG] Pre-Parade + [Séries] Os meus casais favoritos de TWD

Hey hey Summers, tudo bem com vocês? Comigo está tudo ótimo!! Hoje eu trouxe para vocês outra tag e os meus 2 casais favoritos da minha série preferida, THE WALKING DEAD!! Sabem, acho que estou a começar a ganhar o gosto por responder a tag's com o tempo. Estás curioso? Então agora, sem mais demoras, vamos para o post!!